Em breve, serão abertas as inscrições para a segunda turma do Radical Minas. Uma experiência de imersão missionária nos campos mineiros que vai proporcionar a jovens de Minas Gerais, outros Estados e países viver a missão de Deus de forma extraordinária. Em entrevista ao Expresso Mineiro, a Gerente de Missões da CBM e responsável pelo Radical Minas, Elen Carvalho, conta um pouco do que espera nossos futuros missionários e adianta: “será uma das melhores experiências da sua vida!”. Confira!
Expresso Mineiro- Você é uma radical, afinal diz a lenda que quem já participou do Radical nunca deixa de ser um. Conte como foi a sua experiência e o quanto ele te influenciou para iniciar o Radical em MINAS.
Elen Carvalho – Fui Radical Haiti, na turma 3, no ano de 2017. Foi a melhor experiência da minha vida e pude aprender o quanto somos realizados quando nos rendemos e queremos ser parte da grande Missão de Deus no mundo. A partir dessa vivência no Radical, fui convidada pelo pastor Márcio Santos, executivo da CBM, para ser parte da coordenação do Radical Minas, juntamente com Analzira Nascimento, que foi a coordenadora geral. Nesse momento, fui desafiada e viver o radical novamente, mas, do outro lado.
E sim, foi outra das das melhores experiências da minha vida. No Radical Haiti fomos em 8 jovens missionários para trabalhar com desenvolvimento comunitário em Rosemberg, uma comunidade situada em Porto Príncipe, capital. Fizemos pesquisas, andamos pela comunidade, criamos relacionamentos, criamos projetos de desenvolvimento, vimos os milagres de Deus naquela terra tão linda.
E em 2021 e 2022, pude experimentar ser parte do treinamento e envio de 30 jovens para 5 cidades mineiras através do Radical Minas. Foi incrível esse momento, de ver uma juventude engajada e apaixonada por missões e por investir seus talentos, habilidades e dons espirituais.
Expresso Mineiro – Existe um perfil específico que o Radical Minas procura?
Elen – Jovens comprometidos e apaixonados por Deus e engajados na igreja local, que anseiam viver um tempo de imersão no campo missionário. Jovens que desejam investir sua vida (talentos, habilidades e dons espirituais) na obra que Deus tem realizado em Minas.
Expresso Mineiro – O que pode impedir um jovem de se inscrever no Radical?
Elen – A princípio, temos requisitos para que o jovem possa participar e um processo seletivo para cumprir. Dentre esses requisitos, ter de 18 a 30 anos, ser membro atuante de uma igreja batista da Convenção Batista Mineira ou Brasileira, ser formado no Ensino Médio (mínimo) e estar solteiro. Mas, sobretudo, o jovem precisa cumprir o requisito máximo que é estar disposto a ser moldado, ter um coração ensinável e ávido por viver os propósitos de Deus.
Expresso Mineiro – Poderia explicar todas as etapas do processo seletivo, se possível com previsão de datas?
Elen – As inscrições se iniciam no dia 01 de julho e terminam no dia 31 de agosto.
Requisitos para participar do processo seletivo:
- Ter entre 18 e 30 anos;
- Ensino Médio completo;
- Atuante em uma igreja batista da Convenção Batista Mineira: mínimo de 2 anos;
- Ser solteiro (a);
- Ser batizado (a);
- Estar determinado a assumir um compromisso de tempo integral por no mínimo 12 meses (o candidato não pode estar estudando ou fazendo qualquer outra atividade, que seja online, no período do projeto);
- Ter o consentimento da família e igreja.
Agosto e setembro: entrevistas online (com o candidato, pais/responsáveis, pastores do candidato); entrega da documentação (biografia, carta de autorização assinadas pelos pais / responsáveis, carta de aprovação assinada pelo pastor).
Outubro: exames médicos (os candidatos serão orientados).
Novembro: Resultado do processo seletivo; encontros online (Filosofia do projeto e prévia do treinamento de 2024)
Dezembro: Montar enxoval (os candidatos serão orientados)
Janeiro /2024: Treinamento
Expresso Mineiro – O que os futuros radicais podem esperar da turma 2?
Elen – Um tempo de quebrantamento, de se deixar ser refeito, querer viver o processo da desconstrução e reconstrução, de se colocar à disposição de ser moldado por Deus nesse período do projeto, a vivência de equipe, o aprendizado de outra cultura (sim, em Minas temos diversas culturas), estar em um campo missionário por 8 meses.
Expresso Mineiro – Qual a sua palavra para os pais que têm filhos que desejam se inscrever, mas estão inseguros quanto a essa jornada missionária?
Elen – Pais, seus filhos necessitam viver uma experiência como essa. Os nossos jovens anseiam por algo maior que eles, que os desafie. Eles precisam do apoio de seus pais quando anseiam ser parte de um projeto como o Radical. E, queremos esclarecer que os jovens são acompanhados, supervisionados e mentoreados em todo o tempo que estiverem no projeto. Temos líderes e pastores capacitados que cuidarão de seus filhos e caminharão com cada jovem nesse tempo.
Expresso Mineiro – Deixe uma palavra para quem está pensando em se inscrever e está na dúvida, seja por motivos de limitações pessoais, estudo, trabalho e até mesmo ministério na igreja.
Elen – Venha, mesmo com medo, com receios e temores. Deus está no proporcionando a chance de viver uma experiência extraordinária no Reino dele, e nós, por nada, podemos perder essa chance. Venha, mesmo que você ainda tem dúvidas. Lembre-se que, por diversas vezes, teremos como nossa companhia o medo e a dúvida. Mas, estes não podem nos impedir de viver uma das melhores experiências. Então, venha!